
Com um esforço grandioso e sem precedentes na pesquisa polar, o Ano Polar Internacional que na verdade engloba também além de 2008, parte de 2007 e 2009 possue mais de 50 projetos científicos de grande porte que irão fornecer uma fotografia de alta definição destas importantes áreas do nosso planeta. Os enfoques serão divididos em seis pontos: Atmosfera, Gelo, Oceanos, Terra, Espaço e Gente. A pesquisa polar é essencial para a compreensão das mudanças climáticas globais.
Até então as pesquisas eram feitas isoladamente e muitas vezes focando assuntos em comum ou sem intercâmbio entre os cientistas. Desta vez todo o trabalho foi organizado de forma integrada e coordenada. Seguindo o perfil de cooperação que envolve todos as atividades Antárticas, o projeto será um esforço de cooperação multinacional. Os principais governos envolvidos são a Inglaterra , China,Canadá, Dinamarca, Austrália, Rússia, Índia, Estados Unidos, Chile, Brasil, Argentina, Japão, Ucrânia e França por terem bases nas regiões envolvidas no projeto.
Esta é uma boa prova de que a manutenção de uma presença brasileira na Antártica é fundamental para a inclusão do Brasil nos círculos de discussão sobre o continente. Um resumo detalhado do que deverá ser pesquisado está no site oficial do projeto ou no site do órgão britânico BAS (British Antartic Survey) .


Nenhum comentário:
Postar um comentário